rins param de funcionar

Você já parou para pensar quais são as funções dos rins? Ou o que acontece quando os rins param de funcionar? Ao buscar respostas para essas perguntas, compreendemos a importância do cuidado com a saúde renal.

Os rins são dois órgãos pertencentes ao sistema urinário localizados ao lado da coluna vertebral. Eles medem entre 10 cm e 13 cm e pesam entre 120g e 180g.

Para que servem os rins? O que acontece quando os rins param de funcionar?

Suas principais funções são:

– filtrar as toxinas do sangue;
– regular o equilíbrio hídrico do organismo;
– regular a pressão sanguínea;
– auxiliar na produção de hormônios.

A importância do cuidado com a saúde renal

Quando os rins não funcionam propriamente, deixam de realizar as funções essenciais parao organismo podendo causar sérios problemas de saúde. Na insuficiência renal crônica, a perda da função renal acontece de forma lenta, progressiva e irreversível. Já a insuficiência renal aguda, a perda da função renal ocorre de maneira súbita, podendo ser reversível.

Embora a maioria das pessoas não apresente sintomas da insuficiência renal até ela estar avançada, é importante ficar atento a alguns sinais que podem indicar problemas com a saúde dos rins:

– cansaço e falta de energia;
– dificuldade para se concentrar;- falta de apetite;
– dificuldade para dormir;
– pressão arterial elevada;
– náuseas e vômitos;

Alimentos que prejudicam a saúde renal

Quem tem maiores chances de desenvolver insuficiência renal?

Diversos fatores podem aumentar a probabilidade de desenvolver insuficiência renal crônica, inclusive a genética. Confira as principais condições que podem levar à insuficiência renal:

– diabetes;
– pressão arterial elevada;
– histórico familiar de doença renal;
– obesidade;
– sedentarismo;
– idade acima dos 50 anos.

Renal Quality – Faz bem estar perto

Há cerca de 5 anos a Renal Quality apoia pacientes renais crônicos de Jundiaí e região. Com estrutura de ponta e profissionais altamente capacitados, proporcionamos atendimento em todas as etapas do tratamento renal.

Para mais informações, acesse: