alimentos que fazem mal para os rins

Quais são os alimentos que fazem mal para os rins? Você sabia que a alimentação está diretamente relacionada à saúde e pode ser determinante para o bom funcionamento dos rins? Uma dieta rica em alimentos naturais, além de fornecer mais energia para as tarefas do dia a dia, favorece o funcionamento do organismo e previne uma série de doenças. 

Como cada alimento possui propriedades e benefícios distintos, é indicado seguir uma dieta diversificada. É importante ressaltar que o acompanhamento nutricional é essencial para a elaboração de um cardápio específico e adequado para a saúde da pessoa. Por isso, na Renal Quality, todos os pacientes renais são acompanhados de perto por nossos nutricionistas. 

 

Os vilões da saúde renal – Alimentos que fazem mal para os rins

Um individuo saudável, que não sofre de nenhuma condição, não terá a saúde prejudicada pelo consumo de um alimento de forma isolada. O que irá determinar a sua saúde ao longo dos anos é a constância de uma boa ou má alimentação.

Quando alguns grupos de alimentos são consumidos em excesso por muitos anos, eles podem prejudicar a saúde dos rins e até levar à insuficiência renal.

 

Alimentos que fazem mal para os rins: industrializados e congelados

Os alimentos enlatados, congelados e processados são ricos em sódio. Quando consumidos em excesso podem causar hipertensão arterial e comprometer o funcionamento dos rins.

Ex: Macarrões instantâneos e temperos industrializados são produtos que possuem quantidades elevadas de sódio.

 

Açúcar em excesso

Assim como os produtos industrializados e congelados, o consumo de açúcar pode prejudicar o funcionamento renal. Doces, pães e refrigerantes, podem levar ao excesso de peso, condição diretamente relacionada a problemas nos rins. Além disso, esses alimentos podem levar à diabetes, aumentando as chances de complicações renais e até insuficiência renal crônica.

 

Proteína animal

Carnes, frangos, peixes, ovos, queijos e leite, são alimentos ricos em proteína animal e devem ser consumidos com moderação por pessoas com histórico de doenças renais. As dietas hiperproteicas , que não são acompanhadas pelo o seu médico/nutricionista, podem sobrecarregar o funcionamento dos rins. Podendo desencadear outras doenças.

 

Renal Quality – Cuidado renal próximo de você

A alimentação pode determinar a qualidade do funcionamento renal, por isso é um dos pilares mais importantes para a nossa saúde. Para prevenir a insuficiência renal e ter mais qualidade de vida, é preciso alterar pequenos hábitos do dia a dia. Podemos substituir produtos industrializados e ricos em sódio, por alimentos naturais que contribuem com a nossa saúde e bem-estar. 

Não deixe o cuidado com a saúde renal de lado. Para mais informações, entre em contato.