erigos-cigarro-ao-rim

Afinal, os malefícios do cigarro para o rim existem? Os rins são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo. Dentre suas diversas funções, eles são responsáveis por controlar a concentração de líquidos do corpo e filtrar as toxinas do sangue para serem eliminadas pela urina. O consumo de tabaco, no entanto, pode acarretar sérios danos aos rins.

Apesar do número de fumantes no Brasil ter caído bastante na últimas décadas, ainda existem cerca de 22 milhões de fumantes no país, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Com uma parcela tão grande de fumantes em nossa população, é importante estar consciente sobre os prejuízos que o cigarro causa à saúde renal.

Quais doenças são causadas pelo tabagismo?

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o consumo de cigarro é a principal causa de mortes evitáveis no mundo. Existem milhares de substâncias tóxicas presentes em um único cigarro, por isso o seu consumo está associado a inúmeros problemas de saúde:

Diversos tipos de câncer: pulmão, rins, traqueia, esofago, boca e outros;
Derrame cerebral;
Infarto;
Bronquite;
Doenças reumáticas;
Impotência sexual;
AVC;

Os malefícios do cigarro para a saúde renal

O consumo de cigarro prejudica diretamente a saúde dos rins. Atualmente, o tabagismo é a principal causa de câncer renal. Um tabagista triplica as chances de ter complicações com a saúde dos rins quando comparado a um não fumante.

Uma das maneiras de prevenir e ficar atento à saúde renal é realizando exames de saúde. O exame de urina, por exemplo, identifica o índice de proteínas no sangue, o que pode significar problemas com a saúde dos rins.

Cigarro e COVID-19

O fumo compromete a função pulmonar e aumenta os riscos de desenvolver sintomas graves da COVID-19. O consumo de cigarro também é prejudicial para o mecanismo de defesa e causa inflamações ao corpo, aumentando os riscos do fumante se infectar por vírus e bactérias.

Renal Quality – Cuidado renal em jundiaí

Benefícios de parar de fumar – Evitando os malefícios do cigarro

Quando largamos o cigarro o nosso corpo passa por diversas transformações: a pressão arterial e o ritmo cardíaco caem e ocorrem melhoras na função pulmonar e na circulação sanguínea. Com o passar do tempo, o risco de desenvolver doenças caem, aumentando a expectativa de vida do ex-fumante.

Quer parar de fumar?

O primeiro passo para largar o cigarro é a decisão. O SUS (Sistema Único de Saúde), oferece auxílio para os fumantes que querem se livrar da dependência do tabaco. O Disque Saúde, número 136, fornece informações que ajudam a largar o cigarro.

Você pode encontrar mais informações no blog da saúde do governo.

Renal Quality – Dia Mundial de Combate ao Fumo

Para envelhecer com qualidade de vida é primordial preservar a saúde dos rins. O Dia Mundial de Combate ao Fumo busca conscientizar as pessoas sobre os riscos que o consumo de cigarro causa à saúde.

Não deixe o cuidado renal de lado, preserve a sua saúde!