transplante de rim

O transplante de rim consiste em um procedimento no qual uma pessoa doa um rim saudável para outro indivíduo. Pacientes renais crônicos podem solicitar o transplante renal com o intuito de interromper a hemodiálise para adotar um estilo de vida independente do tratamento.

Transplante renal – Como impacta a vida do paciente?

A insuficiência renal crônica afeta diretamente a rotina do paciente. Além das constantes sessões de hemodiálise, muitas vezes são necessárias alterações na dieta e restrições de atividades físicas. O transplante renal é a alternativa mais eficiente aos pacientes que buscam mais liberdade em sua rotina. O processo para realizar o transplante, no entanto, muitas vezes é demorado e burocrático. 

 

Como funciona a fila de transplante de rim?

A fila de transplante é controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde através do Cadastro Técnico Único, um sistema que segue critérios específicos da legislação para definir a ordem de pacientes que irão receber novos rins. O sistema utiliza um banco de dados nacional para cada tipo de órgão e gera uma lista de receptores de acordo com as características do doador, gravidade clínica do paciente e compatibilidade com o órgão. 

Saiba mais sobre os critérios da fila do Sistema Nacional de Transplantes.

 

Quem pode ser um doado de rim?

Para ser um doador é necessário estar de acordo com algumas normas exigidas pela lei. É fundamental informar a família sobre o desejo de ser um doador. Como medida de proteção, a legislação só permite a doação de órgãos entre cônjuges e parentes consanguíneos próximos. 

 

Posso doar meu rim em vida?

A fim de proteger os vulneráveis e garantir a lisura e ética do processo, a legislação determina que a doação em vida só pode ser realizada entre cônjuges ou parentes consanguíneos próximos. No caso de haver intenção de doar por amizade, em que o doador não é parente consanguíneo até quarto grau (ou seja, até primos-irmãos), a lei exige uma avaliação prévia pelas instâncias éticas do hospital e autorização de um juiz. O órgão do falecido é doado ao paciente com maior compatibilidade e necessidade de transplante. 

Saiba mais sobre o atendimento e estrutura Renal Quality!

A Renal Quality

Todos os anos, milhares de pessoas esperam na fila de doação por um órgão compatível. A doação de órgãos é um gesto nobre, no qual um único doador pode salvar até 10 vidas. A Renal Quality é especialista no tratamento de doenças renais agudas e crônicas. Com estrutura de última geração e profissionais altamente capacitados, a clínica promove atendimento personalizado a todos os pacientes.