atitudes que beneficiam os rin

Existem diversas atitudes benéficas ao rim que podemos incluir em nossa rotina. O cuidado renal é importante porque previne o surgimento de doenças  graves à saúde a longo prazo, dentre elas: cálculos renais, infecção urinária, diabetes, hipertensão e  insuficiência renal.

 

A Nefrologia é a especialidade médica dedicada ao tratamento e diagnóstico de doenças renais, mas outros especialistam também acompanham o paciente renal crônico durante o tratamento: nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e outros profissionais, participam ativamente de todo o tratamento.

 

Confira a importância da equipe interdisciplinar no tratamento ao paciente renal.

 

Quais as principais funções do rim?

 

Para entender melhor a contribuição do rim para o funcionamento do nosso corpo e para a nossa saúde, separamos suas principais funções:

 

  • Filtra as toxinas do corpo para serem eliminadas pela urina;

 

  • Equilibra os níveis de água do organismo, evitando o aumento da pressão arterial e o surgimento de inchaços no corpo;

 

  • Contribui com a produção de hormônios importantes para a nossa saúde.

 

Quais atitudes são benéficas ao rim?

 

Separamos as 3 principais atitudes que contribuem com a saúde renal e previnem o surgimento de doenças no futuro.

 

Não consuma medicamentos sem prescrição médica

 

Tomar remédios sem prescrição e acompanhamento médico pode trazer sérios problemas para a saúde renal. Até mesmo medicamentos populares, que normalmente são utilizados sem prescrição médica, como a aspirina e o ibuprofeno, podem sobrecarregar os rins e prejudicar a saúde a longo prazo.

 

Realize exames periodicamente

 

Alguns exames simples, como o de sangue e urina, podem identificar alterações nos níveis de creatinina e proteína, que indicam disfunções no funcionamento renal. Esses exames são excelentes formas de prevenir problemas renais mais graves.

 

Fique atento com a diabetes e hipertensão

 

Tanto a diabetes quanto a hipertensão são doenças que, se não tratadas, podem causar complicações à saúde renal e até levar à insuficiência renal crônica. Por isso, é importante ficar atento à predisposição dessas duas doenças.

 

Diabetes e a insuficiência renal crônica – Saiba como prevenir

 

Renal Quality – Cuidado com saúde renal em todas as etapas do tratamento

 

A clínica de nefrologia Renal Quality, em Jundiaí-SP, oferece suporte completo aos pacientes renais em todas as etapas de seu tratamento. Além de médicos nefrologistas, a clínica conta com psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e muitos outros especialistas que acompanham o paciente renal de perto.

 

Para mais informações, acesse:

https://www.renalquality.com.br/site/quem-somos/