infecção urinária no verão

Já ouviu dizerem por aí que os casos de infecção urinária aumentam durante o verão? Pois é, não se trata de uma conversa furada para assustar as pessoas , existe uma relação direta que faz com que as altas temperaturas do verão aumente o número de pessoas com infecção urinária, e isso acontece especialmente com as mulheres.

Quer entender melhor porque no verão os casos de infecção urinária aumentam? Vem comigo que eu já te explico essa história

Dicas –  Saiba como cuidar da saúde renal

Porque no verão mais pessoas sofrem com a infecção urinária?

Verão é sinónimo de férias, animação, praia e muitas risadas com os amigos, mas também é um período em que a saúde deve ser levada a sério. Quando as temperaturas estão elevadas, por exemplo, acontecem mais casos de infecção urinária devido ao número de pessoas desidratadas, que é maior nesta época do ano: as pessoas transpiram com o calor e não fazem a reposição de líquidos corretamente. A infecção urinária afeta mais as mulheres pois elas possuem uma uretra mais curta do que os homens, facilitando o caminho das bactérias até a bexiga. Além disso, a umidade do verão é adequada para a proliferação de germes e bactérias em áreas íntimas, e pode causar infecções.

Além de infecções urinárias, a hidratação adequada no verão pode prevenir fraqueza, dores de cabeça, tontura e sonolência. Por isso, lembre-se de aumentar a ingestão de água em épocas mais quentes.

Conheça a importância da hidratação para a saúde renal

 Infecção urinária no verão? Confira os principais sintomas

Há diversos níveis de infecção urinária, a doença pode atingir os rins e em casos mais graves causar até infecção generalizada. No entanto, na maioria das vezes causam apenas sintomas mais leves, por exemplo:

  • Ardência ao urinar

  • Dores no ventre

  • Sangue na urina

Quando os rins falham – Saiba mais sobre a insuficiência renal

Verão e infecção urinária – Dicas para se cuidar

A SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia) compartilhou medidas preventivas super importantes contra a infecção urinária. Confira as dicas para se cuidar adequadamente no verão:

Aumente a higiene

Revise os hábitos de higiene ao ir ao banheiro; utilize água e sabonete após evacuações e tenha cuidado com o direcionamento da água no enxágue. 

Regularize o intestino

Longos períodos de constipação facilitam a proliferação de germes e bactérias. Aumente a ingestão de água, frutas e alimentos que contribuam com a flora intestinal.

Para a roupa íntima, prefira peças de algodão

Os tecidos sintéticos ou que grudam muito no corpo podem contribuir com a infecção urinária, por isso, dê preferência aos tecidos de algodão ao escolher a roupa íntima para usar durante o dia ou dormir a noite.

Renal Quality – Humanização em benefício da saúde – Infecção urinária no verão 

O cuidado com a saúde renal envolve pequenas atitudes da nossa rotina, como se hidratar adequadamente, especialmente durante no verão, onde atingimos as temperaturas mais elevadas do ano. Além disso, o acompanhamento médico em uma clínica de nefrologia é essencial ao paciente renal. Na Renal Quality, contamos com uma equipe multidisciplinar para acompanhar de perto o paciente renal crônico em todas etapas do tratamento.

Acesse o link para mais informações:

https://www.renalquality.com.br/site/quem-somos/