como ajudar o paciente renal

Primeiramente, você sabe como ajudar o paciente renal? Hoje no Brasil, mais de 130 mil pessoas dependem da hemodiálise, um crescimento de 100% nos últimos dez anos. Segundo o presidente da SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia) as doenças renais podem ser consideradas epidêmica pois atingem um em cada dez brasileiros. Com tantas pessoas em tratamento, é importante buscar informações para apoiar os pacientes que enfrentam a doença.

No entanto, apoio não é tudo, é necessário que o paciente siga as recomendações médicas para o tratamento ser bem sucedido. 

As pessoas que sofrem com a insuficiência renal crônica precisam se adaptar ao tratamento contínuo, alterações na dieta e limitações nas atividades do dia a dia. Com tantas mudanças, o apoio de amigos e familiares é fundamental para a recuperação do paciente. 

 

Quem passa por um tratamento sério de saúde precisa de apoio. Confira algumas dicas de como ajudar uma pessoa em tratamento, por exemplo:

A psicologia e os pacientes renais – Saiba mais

Para ajudar o paciente renal, acompanhe e converse sobre o que for preciso

O apoio de familiares e amigos são fundamentais para o paciente encarar o tratamento com mais tranquilidade. Fazer companhia, demonstrar interesse e conversar sobre assuntos diversos, por exemplo, são ótimas maneiras de apoiar o paciente e transmitir tranquilidade para seguir o tratamento.

 

Busque informações sobre a doença para ajudar o paciente renal

Quem busca informações sobre a insuficiência renal crônica, tratamento dialítico e as novas necessidades do paciente, compreende melhor o momento das pessoas envolvidas em sua recuperação. Além disso, é uma forma de demonstrar preocupação com as pessoas em tratamento.

 

Veja os cuidados adotados pelos pacientes em tratamento renal.

 

Esteja disposto a ouvir

Muitas vezes passamos por momento conturbados em nossa vida e tudo que precisamos é de alguém para conversar. Ouvir e compreender o momento que o paciente enfrenta muita vezes faz parte do processo, com tantas mudanças é comum expor sentimentos sobre o novo momento.

 

Apoie o paciente em tratamento renal

Mesmo com a nova rotina de tratamentos do paciente, é fundamental se mostrar disponível e não se afastar. Muitas vezes não sabemos como lidar ou demonstrar apoio às pessoas que amamos e por isso nos afastamos. Demonstre apoio e converse com o paciente renal, principalmente no início do tratamento que é um período de adaptação. 

 

Renal Quality – Humanização em benefício da saúde

Sabendo que a insuficiência renal envolve tantas mudanças, acreditamos que acompanhamento próximo e o tratamento humanizado é essencial para a recuperação do paciente. Além disso, o acompanhamento de uma clínica especializada pode fazer toda a diferença na qualidade de vida do paciente.

Acesse e saiba mais:

https://www.renalquality.com.br/site/quem-somos/