A insuficiência renal crônica é uma doença que acontece quando os rins falham e não são capazes de filtrar as substâncias tóxicas ao corpo que deveriam ser eliminadas pela urina.

Mas você deve estar se perguntando “como saber se o meu rim é saudável ou não?”. Uma série de comportamentos ao longo da vida influenciam a saúde dos rins: alimentação, prática de atividades físicas e até mesmo a genética.

Nefrite hereditária – Quando as doenças renais passam de pais para filhos

Vamos compreender então quais práticas contribuem e quais prejudicam a saúde renal a ponto dos rins falharem. Vamos lá!

Doenças renais: Insuficiência renal aguda e crônica

A insuficiência renal pode ser classificada como aguda – quando os rins perdem sua função repentinamente ou em um curto período de tempo, sendo na maioria das vezes um problema reversível.

Diversos fatores podem levar à insuficiência renal aguda: 

  • desidratação;
  • queimaduras extensas;
  • excesso de diuréticos;
  • obstrução renal;
  • insuficiência cardíaca grave
  • medicamentos tóxicos aos rins
  • etc;

Conheça os cuidados necessários na insuficiência renal

A insuficiência renal crônica, no entanto, ocorre devido aos maus cuidados com a saúde dos rins ao longo da vida, que envolve o estilo de vida, alimentação, sedentarismo e fatores genéticos. 

Algumas doenças, como a hipertensão e diabetes, também podem levar o paciente a desenvolver a insuficiência renal crônica.

Como cuidar da saúde renal?

Como mencionamos anteriormente, nosso estilo de vida está diretamente relacionado à saúde dos rins, então vamos compreender quais atitudes contribuem com a preservação renal

 

Prefira alimentos naturais e fuja dos industrializados

 

É fundamental avaliar quais alimentos estão sendo colocados à mesa durantes as refeições. Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e alimentos naturais ajudam a preservar a saúde dos rins.

Alimentos congelados, fast-food e embutidos, quando consumidos em excesso, sobrecarregam o sistema renal e causar problemas a longo prazo. Os produtos industrializados são ricos em sódio, açúcar e substâncias que prejudicam o funcionamento dos rins. Esses produtos também estão relacionados a sérios problemas de saúde, como a hipertensão e diabetes, doenças que se não tratadas podem levar à insuficiência renal crônica. 

 

Atividades física – benefícios para a saúde renal

A prática de atividades físicas também são benéficas aos rins. Estudos apontam que pessoas não sedentárias possuem melhor taxa de filtração renal. A prática de esportes também evita o surgimento de duas doenças já citadas no texto – hipertensão e diabetes – que podem comprometer o funcionamento dos rins.

União que faz a diferença – Conheça os profissionais que atuam na recuperação do paciente renal

 

Preservando a saúde renal

Podemos perceber que diversas práticas podem influenciar a saúde renal. Para não deixar o cuidado com os rins de lado é importante prestar atenção em nossa rotina, nossos hábitos são determinantes para a nossa no futuro. Não deixe o cuidado com a saúde renal de lado, entre em contato.