Equipe Interdisciplinar no apoio ao paciente renal

Para oferecer um tratamento renal completo ao paciente é necessária a colaboração de especialistas de diferentes áreas. Eles trabalham de modo integrado para apoiar o paciente nas diferentes etapas de sua recuperação. Além do médico nefrologista, participam: nutricionistas, psicólogos, endocrinologistas, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros profissionais.

O suporte interdisciplinar contribui com a qualidade do tratamento e transmite tranquilidade para o paciente lidar com as mudanças em sua vida resultantes da insuficiência renal.
Vamos compreender como cada um desses especialistas atuam na clínica de nefrologia.

Médico Nefrologista

O médico nefrologista se dedica ao tratamento de doenças do sistema urinário. O profissional atua na prevenção e diagnóstico de: doenças renais, infecções urinárias, hipertensão, nefrites e outras condições. É ele quem cuida e toma as principais decisões envolvendo a saúde do paciente renal.
É recomendado que pessoas com mais de 40 anos consultem um médico nefrologista anualmente.

Nutricionista

A alimentação tem impacto direto na saúde renal, de modo que a escolha por determinado alimento influencia no bom ou mau funcionamento dos rins. Os nutricionistas são extremamente importantes na prevenção de problemas renais e também no combate da progressão da doença, elaborando cardápios que inibem o avanço da insuficiência renal.

Endocrinologista

O endocrinologista atua com o tratamento de duas condições diretamente relacionadas à insuficiência renal, a diabetes e a obesidade. Ambas podem sobrecarregar o funcionamento renal dos rins, e se não cuidadas, a longo prazo podem evoluir para insuficiência renal crônica.
Psicólogos
Do diagnóstico da insuficiência renal ao início do tratamento, o paciente renal pode sofrer diversas mudanças em sua rotina e estilo de vida. Os psicólogos são essenciais para lidar com os aspectos emocionais dos pacientes nesse momento de transição. É normal que os pacientes se sintam angustiados e ansiosos com todas essas mudanças, o profissional de psicologia é fundamental para orientar o paciente sobre o melhor modo de enfrentar esse novo desafio.

Assistente Social

O assistente social compreende o impacto que a doença renal tem no contexto social do paciente. Esse profissional esclarece dúvidas e fornece informações sobre benefícios e direitos garantidos por lei, comunica a equipe médica sobre os aspectos sociais do paciente, auxilia com o pedido de transplante renal, entre outras atividades. É um profissional que está sempre próximo ao paciente, sendo extremamente importante durante todo o processo de tratamento.

Enfermeiro

O profissional de enfermagem compreende as diferentes necessidades do paciente para proporcionar um atendimento eficiente e personalizado. Sua função é ampla: coordenar a equipe, aferir a pressão e glicemia, informar sobre os cuidados vasculares, acompanhar o quadro clínico do paciente, entre outras atividades indispensáveis para o tratamento renal.

Equipe interdisciplinar contribui para melhores resultados no tratamento renal

O apoio de diferentes profissionais promove melhores resultados no tratamento da insuficiência renal, contribuindo com o bem estar e qualidade de vida do paciente.

A Renal Quality conta com equipe e tecnologia de última geração para oferecer ao paciente renal o melhor tratamento disponível para a insuficiência renal.