Para conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde renal, a Sociedade Internacional de Nefrologia criou o Dia Mundial do Rim. Este ano, a data é celebrada no dia 12 de março, e tem como tema central “Saúde dos rins para todos. Ame seus rins. Dose sua creatinina!”.

Neste dia, instituições de todo o mundo procuram educar as pessoas em relação aos cuidados renais, incentivando uma vida saudável através da prática de atividades físicas e alimentação equilibrada. 

 

Veja mais informações sobre a campanha do Dia Mundial do Rim 2020

 

Convidamos Flávio Nishimaru, médico nefrologista da Renal Quality, para falar sobre a importância do Dia Mundial do Rim para a saúde brasileira.

“No dia 12 de março o mundo inteiro vai celebrar o Dia Mundial do Rim. Para quem não sabe, de 8 a 10 % da população brasileira tem ou terá algum tipo de doença renal – dados estatísticos da Sociedade Brasileira de Nefrologia. O grande problema disso tudo é que a maioria das pessoas não sabe que possui a doença. Isso acontece porque os distúrbios renais, em sua maioria, não apresentam sintomas.  E também, muitas vezes, os médicos não pedem o exame de creatinina e de urina para detectar problemas nos rins.

Todo ano o dia mundial do rim tem um tema central, e o deste ano é: saúde renal para todos. As doenças renais são mais prevalentes na população carente, que tem dificuldade de acesso aos médicos, medicamentos e informações. E é justamente nesses casos que devemos focar para prevenir e realizar precocemente o diagnóstico de doenças nos rins”

Exames de rotina podem prevenir doenças renais

Cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem com problemas renais, o que faz da condição uma das grandes preocupações da saúde pública do país. Por se tratar de uma doença assintomática, é fundamental que as pessoas conheçam a importância do exame de creatinina e urina, e solicite o exame quando for ao médico.

 

Na Renal Quality, o paciente encontra estrutura de ponta e atendimento humanizado em todas etapas do tratamento. Contamos com tecnologia de última geração, inúmeros pontos de hemodiálise e equipe interdisciplinar que atua de maneira integrada para a melhor recuperação do paciente.

Entre em contato para mais informações!