Suporte psicológico ao paciente renal crônico

Para proporcionar ao paciente renal um tratamento de qualidade é necessário a cooperação de profissionais de diferentes áreas. Por isso, em uma clínica de nefrologia, diversos especialistas atuam de maneira integrada.

O acompanhamento psicológico é de extrema importância para a recuperação das pessoas que sofrem com a insuficiência renal. Do diagnóstico ao início do tratamento dialítico muitas mudanças ocorrem na vida do paciente.

Os desafios da doença, as alterações na rotina e as dificuldades do tratamento, podem trazer muitas incertezas e abalar o emocional do paciente renal.

O diagnóstico da insuficiência renal pode abalar o paciente renal?

Para esclarecer a importância do suporte psicológico no atendimento renal, convidamos a psicóloga da Renal Quality, Daniele Merli Gaino, especialista em Psicologia da Saúde pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, para falar sobre o assunto.

“Geralmente ao descobrir o diagnóstico da insuficiência renal e a necessidade de hemodiálise, o paciente sofre um forte abalo, por isso, o suporte psicológico é fundamental nesse processo. É importante que o paciente se informe sobre a doença, conheça seu tratamento e receba acompanhamento de toda equipe multidisciplinar: médicos, enfermeiros, nutricionistas e assistente social. Dessa forma, ele terá uma boa adaptação ao tratamento e ao novo estilo de vida, retomando seu bem-estar”.

Renal Quality – Atendimento renal em todas as etapas

O suporte psicológico permite que o paciente enfrente essa nova etapa, repleta de mudanças em sua vida, com mais confiança e serenidade. O profissional de psicologia também apoia a família do paciente, contribuindo com a adaptação e início do tratamento. 

Entre em contato com a Renal Quality para agendamentos e mais informações sobre o tratamento renal.