cuidado-do-rim-criancas-jovens-adultos-idosos

Porque cuidar do rim é importante para a nossa saúde

Os rins são órgãos que desempenham papéis vitais para o bom funcionamento do nosso organismo, por isso, o seu cuidado está diretamente ligado à nossa saúde. Eles produzem hormônios que participam na formação de glóbulos vermelhos, vitamina D e contribuem para o equilíbrio da pressão arterial. Além disso, os rins são responsáveis por eliminar toxinas do nosso corpo.

O cuidado do rim é para todos – Crianças, jovens, adultos e idosos

Engana-se quem pensa que crianças e adolescentes não sofrem com problemas renais. O cuidado com a saúde do rim deve começar ainda na infância.
Se existir histórico de doenças renais na família o cuidado deve ser ainda maior, uma vez que podem ser de caráter hereditário, como por exemplo na Doença Renal Policística. É importante que os pais fiquem atentos a alguns sinais que podem indicar disfunção renal, tais como: inchaço, infecção urinária e enjoos frequentes.

O que fazer para melhorar a saúde renal

Existem práticas simples em nossa vida que podem contribuir para uma saúde renal e melhorar a qualidade de vida. Atitudes do dia a dia, como: evitar excesso de sal e de bebidas alcoólicas, constante hidratação, dieta saudável, praticar exercícios físicos regularmente, evitar o tabagismo e consultar um médico periodicamente, são algumas dicas para cuidar da saúde renal.

Clique aqui e conheça alimentos que contribuem para uma boa saúde renal

Beber água contribui para a saúde dos rins

A hidratação é essencial para uma boa saúde dos rins, porém existem situações em que a restrição hídrica se faz necessária como no caso dos pacientes cardiopatas, hepatopatas e portadores de disfunção renal já em estado avançado.

Benefícios do esporte para a saúde renal

A prática regular de atividade física é altamente benéfica à nossa saúde, pois contribui para o melhor controle dos níveis glicêmicos e da pressão arterial consequentemente auxiliando na prevenção das doenças cardiovasculares e renais

Efeitos do álcool para o rim

O etanol, molécula tóxica presente nas bebidas alcoólicas, afeta os níveis de varias substancias em nosso organismo. Essas alterações interferem na capacidade do nosso organismo em controlar os processos corporais ocasionando por exemplo elevação da pressão arterial e dificuldade no controle glicêmico, que como já sabemos, são fatores de risco que comprometem a função dos rins.

Os malefícios do cigarro para a saúde renal

Ao tragar a fumaça do cigarro, inala-se mais de 4.000 partículas e gases, muitos deles tóxicos ao rim. A ação da nicotina em nossos receptores causam aumento da pressão arterial, frequência cardíaca e resistência vascular periférica. Estudos indicam que homens fumantes têm chances maiores de desenvolverem problemas renais quando comparados com não fumantes.

Dicas para parar de fumar

São inúmeros os benefícios que as pessoas sentem ao parar de fumar. Em menos de um mês já é possível perceber as mudanças no organismo. Como a melhora no paladar e na respiração. Vamos dar algumas dicas que podem contribuir e incentivar as pessoas que estão tentando parar de fumar.
Saia da rotina – Tentar se ocupar com coisas diferentes, é uma boa dica para deixar o cigarro. Pequenas atitudes como mudar o caminho para o trabalho e o horário de suas atividades contribuem para que você tenha uma rotina diferente e não ceda facilmente ao vício. Procure ajuda de amigos e familiares – O incentivo de pessoas próximas faz com que a tarefa de abandonar o cigarro fique mais fácil. O fato de estar entre amigos e familiares diminui o tédio e a ansiedade de fumar

Autocontrole – O primeiro passo para parar de fumar é decidir e realmente querer. É muito difícil largar um vicio, isso exige muita disciplina e determinação. Tente mentalizar os vários benefícios que você sentirá ao parar de fumar e lembre-se constantemente o porque deu o primeiro passo.

Equilíbrio é peça fundamental para saúde renal e qualidade de vida

Podemos perceber que existem diversas práticas que contribuem para uma saúde renal. Acreditamos que o equilíbrio é a palavra chave para uma boa qualidade de vida. A Renal Quality possui uma equipe interdisciplinar experiente para ajudar você que preza pela qualidade de vida e saúde renal.