Benefícios da Hemodialise para o Paciente Renal

Entenda como a hemodiálise mudou a vida dos pacientes renais para melhor, proporcionando mais qualidade e autonomia no cotidiano dessas pessoas.

 

É importante ressaltar o próprio avanço do conhecimento médico que é desempenhado por clínicas especializadas em saúde renal. Hoje essas clínicas promovem um tratamento mais humanizado, que visa garantir a orientação médica necessária ao paciente (cuidando da dieta até o atendimento personalizado).

Também aumentou o conhecimento da sociedade brasileira em relação às doenças renais, prova disso é a legislação em nosso país que garante uma série de benefícios ao enfermo.

A hemodiálise revolucionou a medicina. Antes de sua invenção os pacientes de graves doenças renais tinham sua expectativa de vida reduzida devido à doença.

Listamos abaixo questões essenciais para o melhor conhecimento de nossos pacientes sobre a hemodiálise.

 

O que é a hemodiálise

A hemodiálise é a separação da diálise. É um tratamento feito pelos pacientes renais crônicos que consiste na remoção dos líquidos e substâncias tóxicas do sangue, o que substitui à função renal. Com o órgão danificado, a hemodiálise realiza a função de filtrar as substâncias indesejadas do sangue (uréia,creatinina) que é eliminadas pela urina.

 

Como é feita a hemodiálise

Na hemodiálise uma máquina é responsável por filtrar o sangue do paciente através de um cateter (tubo) conectado à ele. O sangue vai até o dialisador, onde é feito a remoção de líquidos e toxinas excedentes. Isso é possível pois no dialisador o sangue está exposto ao dialisato (solução de diálise) através de uma membrana semipermeável, o que permite a troca de substâncias entre o dialisato e o sangue. Desse modo, o sangue volta limpo ao paciente.

 

A hemodiálise é um procedimento seguro?  A hemodiálise dói?

A hemodiálise pode apresentar uma leve dor ao paciente devido à agulha que é espetada para fazer a conexão com a máquina. Dores de cabeça ou queda de pressão arterial podem ocorrer, mas o mais provável é que o paciente não sinta outros incômodos durante a sessão. O procedimento de hemodiálise no entanto é muito confiável e seguro. A máquina possui diversas tecnologias que dispõem informações sobre o andamento da sessão (pressão e temperatura do paciente, condutividade do dialisato, volume de ultrafiltração, detector de ar, entre outros). Além disso o tratamento sempre ocorre com o acompanhamento de um médico capacitado.

 

Benefícios da hemodiálise

O tratamento da hemodiálise promove melhor qualidade de vida aos pacientes de doenças renais crônicas pois melhora os sintomas das disfunções renais. Após o início do tratamento o paciente deve sentir melhora no apetite, mais disposição para as atividades do dia a dia e menos náusea.

 

Terapia HighVolumeHDF – Tecnologia na hemodiálise

Os tratamentos para as doenças renais e a hemodiálise evoluíram muito com a tecnologia nos últimos anos, o que proporciona mais segurança e tranquilidade para o paciente renal. Hoje, um dos tratamentos mais efetivos de diálise, se aproximando da função natural do rim, é a terapia HighVolumeHDF. Este tratamento tem uma eliminação eficaz das moléculas pequenas, promovendo benefícios sobre potenciais fatores de risco cardíaco para os pacientes em diálise. Além disso, a terapia HDF tem índice 30% menor de mortalidade e complicações por todas as causas em comparação à HD, promovendo mais segurança e confiança para o paciente renal em tratamento.

 

Hemodiálise é solução para a maior longevidade dos pacientes renais

Por substituir as funções de um órgão tão vital para a nossa vida como o rim, a hemodiálise é um grande aliado do paciente renal pois promove mais longevidade, disposição, auto-estima e qualidade à sua vida. Proporcionando uma rotina normal à um paciente que sofre de uma condição tão séria.