O que causa a insuficiência renal crônica? Como prevenir problemas nos rins e diagnosticar a doença a tempo de evitar tratamentos como a hemodiálise e o transplante de órgão? Essas e outras dúvidas serão respondidas pelos médicos nefrologistas Flávio Nishimaru e Andrea Caldeira em um workshop online no próximo dia 8 a partir das 14h. A ação, promovida pela Renal Quality, faz parte da campanha global de conscientização da população sobre a importância de cuidar da saúde dos rins que ocorre em março, quando é celebrado o Dia Mundial do Rim (14/3).

Durante o evento, os especialistas falarão sobre os mitos que cercam a doença, fatores de risco, sintomas, diagnóstico e hábitos que devem ser adotados para a prevenção da insuficiência renal, como a prática de atividades físicas e uma boa alimentação. Também serão abordadas as formas de tratamento, a relação entre médicos e pacientes, como lidar com questões como a depressão diante de um quadro de doença crônica e o que pode ser feito para melhorar a qualidade de vida dos doentes renais.

O workshop será transmitido ao vivo pelo Facebook e basta acessar a página https://www.facebook.com/RenalQuality/ para participar. Os internautas já podem enviar suas dúvidas, perguntas e comentários pelo link http://conteudos.renalquality.com.br/workshop-mes-renal ou interagir diretamente pelo Facebook durante a transmissão.

A doença renal crônica tem evolução lenta e é irreversível. Em seus estágios iniciais, é geralmente assintomática, mas algumas de suas causas, como a hipertensão e a diabetes, podem ser identificadas precocemente e controladas. Estima-se que 2 milhões de brasileiros tenham alguma doença renal. O número de pessoas que fazem hemodiálise no País ultrapassa os 126 mil.