Em Abril tivemos um bate-papo a qui na Renal Quality com a nossa assistente social Tânia Regina Sibinelli. Foi um sucesso! Muita gente participou para tirar dúvidas sobre os direitos do paciente renal crônico. Tanto que vamos repetir a dose para falar de outro assunto muito pertinente: os cuidados nutricionais de quem está em tratamento.

Quando se inicia o tratamento conservador ou, até mesmo, quando o paciente já realiza o tratamento dialítico, uma série de dúvidas começa a surgir gerando receio e preocupação na hora de comer. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, o tratamento conservador requer uma atenção especial à quantidade de cada substância ingerida, que deve ser previamente discriminada pelo nutricionista.

Assim é preciso ser criativo na hora de preparar os alimentos, para não deixar de saborear uma boa refeição e nem ter que se preocupar com nada depois. É necessário controlar as substâncias que são ingeridas, porque apesar de serem essenciais para o corpo, ocorre o acúmulo delas no sangue, o que pode afetar o organismo.

Está muito claro que é necessária atenção especial antes de escolher o que colocar no prato. Mas nossa especialista, a nutricionista Leila Veiga vai estar ao vivo em nossa página no Facebook e Instagram, a partir das 11h, para tirar dúvidas e dar dicas valiosas. Inscreva-se, envie sua pergunta. Participe! Assista e interaja com a gente.