Tomar cuidado com a alimentação faz parte da rotina da pessoa com doença renal crônica. Mas está chegando a Sexta-feira Santa e como ignorar a vontade de comer um belo prato? Por causa do tratamento, é obrigatório quebrar a tradição? A Renal Quality traz algumas dicas e recomendações.

É verdade que elementos como sódio , fósforo e o potássio, presentes na maioria dos ingredientes que fazem parte da cozinha brasileira, podem interferir na função renal. Mas o que dá para fazer é adaptar o seu cardápio e aliar o sabor sem ignorar a orientação médica.

Comer com prazer está ao alcance também do renal crônico. Há, inclusive, um livro de receitas criado especialmente para os pacientes, sabia? Para quem gosta de arregaçar as mangas e ir para a cozinha, é só clicar no link abaixo e conferir várias receitas saudáveis e gostosas elaboradas por experts.

No livro, há sugestões para os mais variados paladares. Para a Sexta-feira Santa, por exemplo, são boas opções receitas de abóbora moranga recheada com camarão (pág. 42) ou salada de macarrão com atum e óleo (pág. 39).

Ficou com água na boca? Então dê uma olhada nestas e em outras receitas. Acesse o livro: Pouca Proteina, Muito Sabor: Receitas Práticas

Mas lembrem-se, os cuidados nutricionais são individualizados. Sempre consulte seu médico e nutricionista para compreender as restrições alimentares de cada caso.