Já que é começo de ano, porque não aproveitar para mudar os hábitos e ter uma vida mais saudável? Nesta lista, a Renal Quality traz algumas dicas para você começar a se cuidar e viver com mais saúde.

Pratique atividades físicas

O sedentarismo está entre as principais causas de problemas cardíacos e outras doenças. Para começar a se mexer, não é necessário se transformar em atleta da noite para o dia! Você pode começar devagar, com caminhadas curtas ou com pequenas atitudes. Subir de escada em vez de usar o elevador, ir a pé até o supermercado ou à padaria, descer em um ponto de ônibus antes do de costume e caminhar algumas quadras até o trabalho… O que vale é mexer o corpo. Com o tempo, você se acostuma e passa a ter uma vida mais ativa.

Cuide da alimentação

Você não precisa parar de comer o que gosta, basta conhecer os alimentos e e consumi-los de modo equilibrado. Existem temperos que te ajudam a diminuir a quantidade de sal, por exemplo. Já as fibras – muito presentes em frutas e legumes – ajudam no bom funcionamento do intestino. Insira vegetais na sua alimentação diária, controle a quantidade de sal e açúcar e você verá como seu corpo vai te agradecer e funcionar muito melhor!

Hidrate-se

Cerca de 77% do nosso cérebro é composto por água. Além disso, ela é essencial para o bom funcionamento de todos os nossos órgãos. Para manter tudo bem hidratado, o ideal é que um adulto consuma cerca de 2 litros de água por dia. A dica é ter sempre por perto uma garrafinha cheia. E quem é portador da doença renal crônica precisa seguir as orientações médicas sobre a ingestão de água e outros líquidos.

Abandone os maus hábitos

Você fuma? Dorme poucas horas por noite? Consome bebidas alcoólicas em excesso? Saiba que esses são hábitos que trazem diversos danos à nossa saúde. Que tal, neste novo ano, se desafiar e deixar de lado tudo o que pode te prejudicar no futuro? Abandonar o cigarro, controlar o consumo de álcool e dormir bem são atitudes que podem te livrar de doenças e te fazer mais feliz.

Durma bem

E falando em sono, saiba que dormir bem pode fazer milagres por você. Uma boa noite de sono melhora o humor e ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, um estudo publicado na revista científica Science Daily mostra que dormir bem ajuda no bom funcionamento dos rins. Para ter uma boa noite de sono, escolha um lugar tranquilo e escuro e evite utilizar celular e computador pelo menos 1 hora antes de ir para a cama. Os aparelhos eletrônicos estimulam nosso cérebro e dificultam o relaxamento.

Encontre uma atividade que te faz feliz

Que tal fazer algo que você ama? Pode ser um curso novo, aulas de artesanato, música, dança ou um esporte. Ter uma atividade que traz prazer e aprendizado é uma boa forma de relaxar e deixar o cotidiano mais alegre. Além disso, você desenvolve suas habilidades e conhece pessoas novas com interesses em comum.

Agende seus exames de rotina

Se você tem diabetes ou hipertensão, precisa consultar um médico regularmente para evitar que essas doenças causem outros problemas. Além disso, mulheres com vida sexual ativa precisam fazer regularmente os exames ginecológicos e homens a partir dos 45 anos devem consultar o urologista para fazer os exames preventivos do câncer de próstata. Manter os exames em dia é um gesto de carinho com nós mesmos.

Conheça um lugar novo

Pode ser um novo país, cidade ou uma pracinha nova no seu bairro. O que vale é sair de casa e surpreender-se. Conhecer novos lugares renova nossas experiências e nos enche de alegria!

 

Conteúdo: Lettera Comunicação Estratégica