A caminhada é um ótimo esporte para atletas inciantes. E, se você é do tipo preguiçoso, a dica é escolher um bom lugar, que te anime e inspire. Em Jundiaí, não faltam espaços para colocar o corpo em movimento. A cidade é bastante arborizada, o que compensa o fôlego extra exigido pelo relevo, cheio de subidas e descidas. Quer se movimentar? Então confira estas dicas:

Jardim Botânico de Jundiaí

Quem conhece sabe: é lindo! O Jardim Botânico de Jundiaí é famoso em toda a região. O visual e a tranquilidade são ótimos para inspirar os atletas, sejam eles iniciantes ou não. Além dos espaços para a prática de esportes, é um espaço incrível para aproveitar o contato com a natureza. Uma das atrações são os jardins temáticos, com plantas diversas, garantindo um passeio completo, para alegrar o corpo e a mente.

Parque da Cidade

O principal ponto da cidade para quem quer caminhar, correr ou fazer atividades físicas. Além de lindo, o Parque da Cidade oferece diversas atividades ao ar livre. De lá, parte uma pista de caminhada e ciclovia de 4,3 km que é interligada ao Jardim Botânico da cidade.

Praça da Bandeira

Essa é uma boa opção para quem mora no centro da cidade. A Praça da Bandeira é a mais famosa de Jundiaí. Bastante arborizada, é um espaço ideal para uma caminhada curta e tranquila em meio ao verde.

Avenida 9 de Julho

É movimentada e atrai diversos atletas, que aproveitam sua extensão para andar pelas calçadas. A Avenida 9 de Julho é plana, arborizada e de mão dupla.

Avenida Jundiaí

Essa é uma das principais avenidas da cidade, dando acesso ao famoso Parque da Uva e também ao centro da cidade. Por isso, a caminhada nessa área acaba levando a um passeio por pontos conhecidos.

Avenida dos Ferroviários

O movimento de atletas se intensifica aos finais de semana, quando a ciclovia é liberada. Uma caminhada pela Avenida dos Ferroviários pode se transformar em um passeio cultural, já que é por ali que fica o Mercadão da Ferroviários e o Complexo Fepasa, onde funciona o Museu Histórico.

Bolão

O Complexo Educacional, Cultural e Esportivo Dr. Nicolino de Luca, conhecido como Bolão, é um centro esportivo com quadras onde é possível praticar diversas atividades, como basquete, futsal ou tênis. Entre os vários espaços para a prática esportiva que o Bolão oferece, a pista de corrida é uma ótima opção para quem quer se exercitar.

Outra dica

Se você é atleta iniciante, comece devagar. O hábito se constrói com o tempo. Outra dica, além de escolher um ambiente agradável, é montar uma boa trilha sonora, com músicas que te agradam, para dar aquele ânimo extra.